Se há uma época do ano na qual extravagâncias estão liberadas, esta é o Carnaval. Quanto mais cor e brilho, melhor. Isso vale para o look, os acessórios e, como não poderia deixar de ser, para o make. Na folia, a máxima de destacar boca ou olhos cai por terra e só volta a valer na quarta-feira de cinzas. Na mais brasileira das festas, pode tudo junto e misturado sim e os produtos indispensáveis para sua maquiagem entrar no ritmo da brincadeira estão aqui. Vem com a gente que tem dicas imperdíveis de beleza carnavalesca para apostar já.

1. Pele

Começamos com um recado: seja no bloquinho, atrás do trio elétrico ou no sambódromo, Carnaval envolve calor, sol e multidão. O resultado dessa combinação, sejamos sinceros, é suor e a sua make tem de resistir bravamente a ele. Seu aliado nessa batalha? O número um é o protetor solar, que garante a proteção da sua pele contra o sol.

Cútis segura, é hora de ganhar aquele glow. O nome dele é um só: iluminador. Esqueça por um tempo as versões em pó, porque os campeões em resistência são os líquidos. Superpráticas, elas cabem na bolsa e você pode reaplicar ao longo da festa nos pontos do rosto que quer destacar. Por aqui, não vivemos sem aquele brilho nas bochechas, para substituir o blush, no osso do nariz e também no arco do cupido, aquela curva da boca que, bem iluminada, ajuda a aumentar os lábios.

riachuelo-carnaval-maquiagem

2. Lábios

Por falar em boca, ela merece atenção especial na sua maquiagem, especialmente se você é daquelas que tem receio na hora de apostar nos batons coloridos. Para perder o medo de tons vibrantes, os matte são seus grandes parceiros. Por conta de sua textura seca, eles têm alta cobertura e não borram nem depois de muito agito. A maior vantagem? Você vai voltar para casa com a make intacta.

3. Olhos

Quer ousar de verdade no make de Carnaval? Fácil: capriche na maquiagem dos olhos com o infalível combo delineador e rímel. Antes de começar, lembre-se de escolher versões à prova d´água, para que nada borre durante a festa e você não termine a folia fantasiada (sem querer) de urso panda. Para levantar e destacar o olhar, pode deixar os limites para trás: engrosse o traço do delineador gatinho tradicional e não poupe camadas e mais camadas de rímel. Feito isso, chegou a hora que todas esperam: adicionar cor ao rosto (e ao corpo) com o queridinho de todos os carnavais. Com vocês, o glitter.

riachuelo-carnaval-maquiagem

4. Brilho

O que queremos? Brilho! Quando queremos? Agora! Como queremos? De todos os jeitos! Make de foliã não é make de foliã se não tiver brilho (muito brilho) por todos os lugares, nunca é demais. Como sombra, experimente combinar dois tons, como dourado e prata. Já nos lábios, o truque é usar um batom de cor neutra, que serve como base para aplicar o brilho. Ainda não foi o suficiente? Sem problemas. Quando alcançarmos a meta, dobraremos a meta: vai ter brilho no rosto, no corpo, na sua casa e na rua toda até (bem) depois do Carnaval.