Criados para servir de apoio para cadarços e cordões e dar melhor acabamento ao resultado, os ilhoses – aviamentos de metal arredondados e vazados – foram parar nas roupas ao longo das últimas estações como aposta de grandes marcas internacionais, tirando o detalhe do posto de coadjuvante direto para o lugar de estrela protagonista nas peças de roupa.

As argolas, que apareceram aos montes no verão dando um toque de transparência e leveza a calças, saias, blusas e camisas, têm uma pegada naturalmente street e deixam qualquer look mais urbano – além de, é claro, flertarem com a sensualidade ao revelar discretamente um pouco da pele, quando aplicadas em lugares estratégicos.

Na virada da estação para o outono, os ilhoses deixam de ser micro para virarem cada vez mais máxi e aparecem aos pares ou em pequenas quantidades, arrematando a lateral de shorts, blusas de moletom e – o melhor – fendas de saias mídi, um clássico do closet que ganha novos ares com a ajuda da tendência.

Aí é só completar a produção com uma camisa ou blusa que converse com um mood street (ou, se preferir, num crash com uma peça mais romântica) e arrematar com o calçado que faz mais seu estilo. Pode apostar: os ilhoses não vão sair de cena tão cedo!