Aqui na Riachuelo, se tem uma coisa da qual nos orgulhamos é de como produzimos nossos jeans. E se é motivo de orgulho e parte da nossa iniciativa Moda Que Transforma, com certeza vale vir aqui no blog contar para vocês a história do nosso denim antes que ele chegue aqui no site, lá nas lojas e, é claro, na sua casa.

Com mais de 5 mil colaboradores, nossa fábrica em Fortaleza (CE) é onde a mágica acontece. “Queremos criar produtos cada vez melhores, impactando cada vez menos e com o mínimo possível de tratamentos, insumos e químicos. Para isso, nos valemos de toda a tecnologia possível – que é tão imprescindível quanto as mãos talentosas por trás do jeans que criamos”, conta André Duarte, nosso Gerente de Lavanderia. E como o André é nosso expert em denim, foi ele que convidamos para te contar, em detalhes, tudo que faz o nosso denim ser, a cada dia, mais sustentável. Acompanhe!

MAIS JEANS, MENOS ÁGUA
“A importância de se diminuir a água no processo do jeans é um problema global. Na busca por um produto cada vez mais responsável, ecologicamente falando, a Riachuelo criou o projeto Smart, que contempla a mínima utilização de água: nós trocamos o fluxo contínuo e o esgotamento por nebulização. Com aquela névoa que se forma, a gente vai conferir às peças o mesmo aspecto de envelhecimento feito antigamente, mas com a mínima utilização de água. O resultado é uma redução de 70 litros para em média 12 litros de água por peça, em média – podendo chegar a média de 3 litros.”.

riachuelo-jeans-sustentavel

NOVO OLHAR PARA A ENERGIA
“Na questão na energia, nós conseguimos hoje reduções de até 40%. Trabalhamos atualmente com aparelhos vislumbrando esse drive, de que a energia seja melhor aproveitada. Além de energia renovável, nossa planta trabalha com horários específicos. Ou seja, alguns equipamentos não trabalham full time, todos os dias.”.

riachuelo-jeans-sustentavel

OZÔNIO E LASER COMO ALIADOS
“É através do ozônio que nós temos a possibilidade – sem uma gota de água ou químico – de conferir o brilho, a limpeza e o clareamento que antes nós só conseguíamos alcançar com esses dois elementos. Já o laser é um equipamento imprescindível para a criação. Em conjunto com os vários trabalhos artesanais que nós realizamos, ele pode conferir efeitos que nós não conseguiríamos criar à mão. Temos possibilidades incríveis, como puídos, detonados, useds, tanques, lixados e texturizações. São efeitos que não têm fim – a imaginação é que vai determinar.”.

riachuelo-jeans-sustentavel