ENTRAR / CRIAR CONTA
Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

A Riachuelo trabalha para reduzir os impactos ambientais de suas operações, atuando dentro das melhores práticas de governança corporativa, contribuindo com o desenvolvimento sustentável global.

* Lojas

- Plataforma Verde (PV)
Visando a melhoria contínua de sua performance ambiental, a Riachuelo conta com a parceira da PlataformaVerde™, um dos precursores SAAS (Software como Serviço) de gerenciamento online de resíduos do mundo, considerado pelo World Economic Forum como empresa Tech Pioneer 2018, sendo a primeira empresa brasileira a receber a premiação. Esta plataforma garante a rastreabilidade dos resíduos, a fim de assegurar que sejam descartados de forma correta e legal.

Em 2017, a Riachuelo iniciou nas lojas de São Paulo, o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos. O objetivo deste programa é controlar a cadeia de atividades, como a coleta, o transporte e o destino dos resíduos.

Toda a operação do Programa tem como base o conceito de Logística Reversa. Após o reabastecimento das lojas com produtos Riachuelo, os caminhões retornam ao Centro de Distribuição (CD) com os resíduos recicláveis gerados por estas lojas.

É dentro do Centro de Distribuição (CD) que a triagem acontece, baseada na tipologia dos resíduos (papel ou plástico). A destinação final é a última etapa do ciclo de vida do resíduo. O mesmo é encaminhado para a reciclagem onde é utilizado na composição de outros materiais.

- Share Place
Foi desenvolvida também, em parceria com a PlataformaVerde™, uma outra ferramenta, o SharePlace, para reutilização de móveis e acessórios de Visual Merchandising. Isto é, materiais que serão inutilizados, podem ser anunciados para que uma outra loja da rede, possam reaproveitá-los.

* Fábrica Guararapes
O processo de reciclagem de tecidos é fundamental para a preservação ambiental em grande escala, além de promover a inclusão social. As fábricas Guararapes vendem as aparas têxteis para empresas que desfibrilam, que utilizam este material para fabricar redes, toalhas, panos de prato, mantas, estopas, forro para colchão, estofamento e retalho para a produção de tapetes. Com esses processos, os resíduos têxteis se transformam em insumos para a fabricação de novos produtos. Importante: todas as empresas parceiras que compram os resíduos têxteis possuem licença ambiental dos órgãos ambientais responsáveis.


* Mercado Livre
Atualmente no mercado de energia no Brasil, além da compra por meio dos concessionários (mercado cativo), alguns consumidores com características específicas tem a possibilidade de aquisição de energia diretamente dos geradores (mercado livre).

No Mercado Livre, a energia contratada pode ser convencional, principalmente de hidrelétricas ou incentivada, provenientes de PCH (Pequenas Centrais Hidroelétricas), Biomassa, Eólica e Solar.

O Grupo Guararapes tem atualmente as suas fábricas de Natal e Fortaleza, e o Shopping Center Midway Mall no Mercado Livre. O grupo possui 155 lojas abastecidas com 100% de energia incentivada, com isso garante que suas operações sejam realizadas por meio de energias de fontes renováveis.

A fábrica de Fortaleza também é abastecida com 100% de energia incentivada, com isso é possível garantir que 90% de todo jeans vendido na Riachuelo provém de energias de fontes renováveis.

* Iluminação em LED
Hoje 101 lojas da rede possuem iluminação em LED em suas instalações. A economia de energia gerada fica entre 50% a 60% quando comparado a tecnologias tradicionais, além de sua vida útil ser mais longa que as demais lâmpadas, podendo durar até 15 vezes mais que as incandescentes e 5 vezes mais que as fluorescentes.


* Guararapes Fortaleza
Na lavanderia industrial da fábrica de Fortaleza utilizamos processos mais sustentáveis e eficientes, como ozônio, laser e nebulizações. Esses processos contribuem para a preservação do meio ambiente na redução em até 20 vezes a utilização de água, além da diminuição do uso de produtos químicos e a geração de efluentes. Possuímos duas estações de tratamento de esgoto. A primeira é responsável pelo tratamento biológico de águas oriundas dos banheiros e restaurante, com reaproveitamento de 100% da água que é reutilizada na Lavandeira. A segunda estação é de tratamento químico de efluente de água originária da Lavanderia, com 70% de aproveitamento, dos quais 5% vão para os sanitários, 10% para os jardins e o restante retorna para uso da própria Lavanderia.




Em caso de dúvidas, entre em contato: modaconsciente@riachuelo.com.br.



Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

A Riachuelo trabalha para reduzir os impactos ambientais de suas operações, atuando dentro das melhores práticas de governança corporativa, contribuindo com o desenvolvimento sustentável global.

Em caso de dúvidas, entre em contato: modaconsciente@riachuelo.com.br.