ENTRAR / CRIAR CONTA
Cadastre-se usando suas redes sociais:
X
X

A sustentabilidade está no DNA da Riachuelo. Acreditamos que inclusão, cuidado e respeito são os valores que devem nortear o nosso trabalho e o relacionamento com cada um que, de alguma maneira, faz parte da nossa história.

Para isso, atuamos em diferentes frentes:

• Mantemos um comitê dedicado a debater e desenvolver projetos voltados para a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente;

• Garantimos o fornecimento ético e responsável trabalhando apenas com fornecedores certificados pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). Os mesmos pontos são exigidos para os fornecedores internacionais, respeitando a legislação de cada País.

• Só trabalhamos com fornecedores auditados por instituições mundialmente reconhecidas como Business Social Compliance Initiative (BSCI), Intertek, SGS e Bureau Veritas.

• Cuidamos para que as normas de segurança e saúde do trabalhador sejam cumpridas rigorosamente e auditadas regularmente.

• Para reduzir os impactos ambientais das nossas operações, realizamos gestão de estações de tratamento de esgotos e afluentes (ETE/ETA) e mantemos programas de gestão de resíduos, utilização de materiais reciclados, responsabilidade sobre as matérias-primas, entre outros.

• Aplicamos a diversidade na prática. Nos preocupamos com o desenvolvimento de pessoas e somos uma das marcas que mais empregam e apoiam a questão da identidade de gênero no Brasil.

O Programa Moda Consciente envolve todas as questões da Riachuelo voltadas para sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade.

Formado por profissionais de diversas áreas, um comitê de colaboradores se reúne periodicamente para discutir, planejar e implantar iniciativas nessas frentes. É assim que identificamos necessidades – de nossos clientes, colaboradores, fornecedores e da sociedade – e trabalhamos para atuar de maneira positiva em torno de cada uma delas.

É por crermos no impacto positivo que podemos gerar e na construção de uma sociedade mais justa, que valorizamos a individualidade. Acreditamos no poder do coletivo e que, juntas, diferentes raças, etnias, sexos, crenças, opiniões, condições sociais e, principalmente, personalidades, fazem a diferença.

Dentro das melhores práticas de governança corporativa, a Riachuelo realiza uma série de ações voltadas para minimização dos impactos ambientais de toda nossa cadeia produtiva.

No final de 2016, a companhia firmou uma parceria com a Report: Sustentabilidade, com o objetivo de elaborar um diagnóstico de suas iniciativas relacionadas à sustentabilidade e de entender e aprofundar os impactos de suas ações.

Feito este processo – onde identificamos desafios e definimos temas prioritários para a Riachuelo -, partimos para o mapeamento de práticas e iniciativas já existentes na empresa. A partir daí, com a participação da a alta liderança da companhia, acionistas, líderes de operações, colaboradores da Riachuelo, especialistas do setor (DANM Project, InPACTO, ABVTEX, ZEG, Index, Sistema B e ELLE) e clientes, estabelecemos uma Matriz de Materialidade. É com este documento que guiamos todas as nossas iniciativas nessa área.

A Riachuelo também mantém um Comitê de Sustentabilidade. Formado por profissionais de diversas áreas, ele se reúne periodicamente para discutir, planejar e implantar iniciativas focadas nessa frente. Um dos participantes é o Diretor Executivo de Gente e Gestão, Mauro Mariz, que é também Secretário do Conselho da Companhia. Ele é responsável por monitorar a aplicação de todas as ações, medidas e estratégias definidas pelo comitê, bem como por levar suas iniciativas propostas pelo comitê para aprovação com o Conselho.

Além disso, em 2018, elaboramos o Planejamento Estratégico de Sustentabilidade da Riachuelo. Este documento apoia o Planejamento Estratégico da empresa em todas as questões ligadas à sustentabilidade e guia as ações e medidas que tomamos neste sentido.

Quer conversar com a gente sobre sustentabilidade?

Envie um e-mail para a Lais Bariani, nossa Coordenadora de Sustentabilidade, no modaconsciente@riachuelo.com.br.