ENTRAR / CRIAR CONTA
Cadastre-se usando suas redes sociais:

DIVERSIDADE

A diversidade na Riachuelo começa de dentro para fora. Somos uma empresa naturalmente diversa e, por isso, Abraçar e Incluir é um valor que está em nosso DNA. Com 40 mil colaboradores presentes em todos os estados do Brasil, sendo 68% de mulheres, nos respeitamos em nossas diferentes culturas, etnias, idades, gêneros e orientações sexuais. Apoiamos as causas étnicas, LGBTI+, de mulheres e das pessoas com deficiência e, por este motivo, realizamos iniciativas internas sobre cada um desses temas, que são, todos, pilares da iniciativa Moda Consciente. Nessa frente, vale destacar que a Riachuelo é uma das maiores empregadoras de transexuais do seu segmento no Brasil e que, em junho de 2019, assinamos a adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Através dele, assumimos publicamente, dez compromissos da Riachuelo com o engajamento e o respeito aos direitos de lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transexuais e pessoas intersex (LGBTI+).

O ambiente inclusivo é uma realidade na Riachuelo. Prova disso está na Pesquisa de Engajamento 2018, realizada de maneira isenta pela consultoria inglesa Aon: o item Diversidade foi o mais bem avaliado, com 93% de nossos colaboradores respondendo que consideram a empresa diversa.

Aqui, todos os dias fazemos valer a máxima:

Seja você. Seja feliz. Do seu jeito.

Conheça a nossa política de diversidade

  • Política
  • Política​
  • A quem se aplica​
  • Princípios​
  • Diversidade e Inclusão​
  • Compromissoss​
  • Empoderamento Feminino​
  • Apoio à causa LGBTI+​
  • Aplicação da Política

Política

Esta política apresenta o compromisso do Grupo Guararapes com o desenvolvimento sustentável e responsável, orientando os valores, a gestão, o posicionamento da companhia e de todos os seus colaboradores em relação a cada uma das diretrizes de diversidade.

O que é diversidade?
Ações que propiciem e incentivem um ambiente adequado, confortável e igualitário para todos os colaboradores, clientes e sociedade, preservando as identidades, favorecendo o relacionamento natural e saudável entre as pessoas e reafirmando nosso compromisso com a valorização de cada indivíduo.

A quem se aplica

Os conceitos, compromissos e condutas aqui expressos se aplicam a todas as unidades de negócio do Grupo Guararapes e seus princípios se estendem a todos os stakeholders da empresa, como colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade.

Princípios

O Grupo Guararapes tem o propósito de usar a moda como ferramenta de inclusão e democratização, para que todos tenham condições de se expressar através dela de maneira justa, consciente, acessível e responsável.

Trabalhamos para que nossos colaboradores estejam sempre engajados e alinhados com os compromissos de diversidade e inclusão, construindo, diariamente, uma cultura de valorização destes conceitos em todas as instâncias de decisão da empresa.

Diversidade e Inclusão

A companhia visa proteger os direitos do trabalho, respeitando e valorizando a diversidade, gerando oportunidades para pessoas com deficiência e promovendo a igualdade de gênero, etnia, religião e orientação sexual e o empoderamento feminino.

Compromissos

1. Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

2. Garantir que não haja, em suas dependências, violação dos direitos individuais;

3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4. Garantir que continue não havendo na empresa qualquer forma de trabalho forçado ou compulsório, trabalho infantil e/ou discriminação no emprego;

5. Desenvolver iniciativas que promovam a responsabilidade ambiental e incentivem o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;

6. Manter-se contra a corrupção em todas as suas formas.

Empoderamento Feminino

O compromisso com o empoderamento feminino consiste na promoção da equidade de gênero, nos variados tipos de atividades sociais, de modo democrático e responsável dentro da companhia. Sendo os princípios práticos e adequados à organização:

1. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e repudiar qualquer tipo de discriminação de gênero;
2. Equidade salarial, baseada na política de meritocracia da empresa;
3. Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os colaboradores e colaboradoras;
4. Implementar o desenvolvimento empresarial e práticas que empoderem as mulheres;
5. Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Os compromissos 4 e 5, relacionados ao tema de Empoderamento Feminino, estão em processo de implementação com prazo e conclusão na sua íntegra em 2020.

Apoio a causa LGBTI+

Sendo a diversidade um dos pilares no modelo de negócio da Riachuelo, em junho de 2019, assinamos a adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Assumimos assim, publicamente, dez compromissos da Riachuelo com o engajamento e o respeito aos direitos de lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transexuais e pessoas intersex (LGBTI+). São eles:

1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+.
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+.
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+.
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+.
6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing.
7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
8. ​Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+.
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor.
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.

Aplicação da Política

Esta política será revisada e atualizada a cada cinco anos ou sempre que houver mudanças significativas nos aspectos da estratégia de diversidade do Grupo Guararapes ou em seu contexto de atuação, à critério das instâncias responsáveis.

A Política deve ser a base para os processos de gestão e para a construção de objetivos socioambientais do Grupo Guararapes, relacionados aos conceitos, compromissos e estratégias aqui assumidos, e para a disseminação desses compromissos em toda a sua cadeia de valor.