ENTRAR / CRIAR CONTA
Cadastre-se usando suas redes sociais:

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O impacto consciente e sustentável do desenvolvimento da cadeia produtiva, o cuidado com os colaboradores e as ações com a comunidade fazem parte do compromisso do Grupo Guararapes com a Responsabilidade Social.

Conheça a nossa política e os nossos projetos

  • Política
  • Introdução
  • A quem se aplica
  • Princípios
  • Compromissos
  • Aplicação da Política

Introdução

Esta política apresenta o compromisso do Grupo Guararapes com o desenvolvimento sustentável e responsável, orientando os valores, a gestão e o posicionamento da companhia e de todos os seus colaboradores em relação a cada uma das diretrizes de responsabilidade social.

O que é Responsabilidade Social? São ações e programas realizados pela companhia com o objetivo de promover o bem-estar social, físico e econômico da sociedade e dos seus colaboradores.

A quem se aplica

Os conceitos, compromissos e condutas aqui expressos se aplicam a todas as unidades de negócio do Grupo Guararapes e seus princípios se estendem a todos os stakeholders da companhia, que são seus colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade à sua volta.

Princípios

O Grupo Guararapes tem o propósito de usar a moda como ferramenta de inclusão e democratização, de modo que todos tenham condições de se expressar através dela de maneira justa, consciente, acessível e responsável.

Nesse contexto, trabalhamos para que nossos colaboradores estejam engajados e alinhados com os compromissos de responsabilidade social, construindo diariamente uma cultura de valorização destes conceitos em todas as instâncias de decisão da empresa.

Desenvolvimento Social

A companhia visa proteger os direitos do trabalho, respeitando e valorizando a inclusão, gerando oportunidades, por exemplo, para pessoas com deficiência e jovens aprendizes, entre outras ações de âmbito social.

Compromissos

Jovem Aprendiz

Por meio de programas de trabalho e aprendizagem estruturados, o Programa Jovem Aprendiz proporciona condições para que os jovens e adolescentes que cresçam profissionalmente, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades e sua aplicação prática.

Pessoas com Deficiência – PCD

Trabalhamos para oferecer ao funcionário com deficiência a oportunidade de desenvolvimento profissional. Com ações estruturadas e programas de inclusão, a Riachuelo, em parceria com nossos líderes, atua afim de promover e manter a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores, independente de possuírem ou não alguma deficiência.

Trabalho Novo

O Programa Trabalho Novo oferece condições para inserir no mercado de trabalho pessoas em situação de rua, promovendo sua reintegração social, desenvolvimento profissional e independência financeira. Ele é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

AACD

Contribuímos financeiramente com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), para que a instituição tenha condições de manter e ampliar o trabalho social com seus pacientes e também crie e aprimore centros tecnológicos de reabilitação em todo o território nacional.

Responsabilidades

Ligada à Diretoria de Gente, a gestão para a responsabilidade social no Grupo Guararapes é prática de todos que fazem parte da empresa, independentemente de sua área de atuação ou nível hierárquico.

Aplicação da Política

A Política de Responsabilidade Social da Riachuelo será revisada e atualizada sempre que houver mudanças significativas na estratégia do Grupo Guararapes ou em seu contexto de atuação, à critério das instâncias responsáveis.
A Política é base para os processos de gestão e para a construção de objetivos socioambientais do Grupo Guararapes – com seus conceitos e estratégias aqui assumidos -, além da disseminação desses compromissos em toda a sua cadeia de valor.

A empresa se compromete a firmar e ampliar essas ações até o ano de 2020.

Nossas Iniciativas

No Programa Pessoa com Deficiência (PCD), criado em 2005, a Riachuelo oferece oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. A companhia cumpre, além das cotas exigidas pelo Ministério do Trabalho, o desenvolvimento profissional dos quase 2.300 colaboradores com deficiências que integram o nosso quadro.

Quer saber mais sobre o Programa PCD?

Procurar uma das unidades do Grupo
Guararapes ou cadastre-se em

Riachuelo Carreiras

Com o Programa Jovem Aprendiz, a Riachuelo cria oportunidades de crescimento pessoal e profissional para jovens de 16 a 24 anos. Somos parceiros do Programa de Aprendizagem em Comércio de Bens e Serviços do Senac – SP e, atualmente, inserimos cerca de 2500 jovens no mercado de trabalho.

Por meio do programa Trabalho Novo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Riachuelo contribui para a recuperação e ingresso no mercado de trabalho de pessoas em situação de rua. Desde o início do projeto, contratamos mais de 30 colaboradores que estavam em situação de vulnerabilidade social, dando a estas pessoas condições de reintegração. A companhia tem a expectativa de ampliar esse número gradativamente e realizar outras iniciativas com o programa.

A Riachuelo tem uma história com o Programa Teleton, da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), há mais de uma década. Realizamos doações anuais que contribuem para que a criação e aprimoramento de centros tecnológicos de reabilitação em todo o Brasil.