ENTRAR / CRIAR CONTA

DIVERSIDADE

A diversidade na Riachuelo começa de dentro para fora. Somos uma empresa naturalmente diversa e, por isso, Abraçar e Incluir é um valor que está em nosso DNA. Com 40 mil colaboradores presentes em todos os estados do Brasil, sendo 68% de mulheres, nos respeitamos em nossas diferentes culturas, etnias, idades, gêneros e orientações sexuais. Apoiamos as causas étnicas, LGBTI+, de mulheres e das pessoas com deficiência e, por este motivo, realizamos iniciativas internas sobre cada um desses temas, que são, todos, pilares da iniciativa Moda Que Transforma. Nessa frente, vale destacar que a Riachuelo é uma das maiores empregadoras de transexuais do seu segmento no Brasil e que, em junho de 2019, assinamos a adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Através dele, assumimos publicamente, dez compromissos da Riachuelo com o engajamento e o respeito aos direitos de lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transexuais e pessoas intersex (LGBTI+).

O ambiente inclusivo é uma realidade na Riachuelo. Prova disso está na Pesquisa de Engajamento 2018, realizada de maneira isenta pela consultoria inglesa Aon: o item Diversidade foi o mais bem avaliado, com 93% de nossos colaboradores respondendo que consideram a empresa diversa.

AÇÕES PARA O AVANÇO DA IGUALDADE RACIAL

Em 2020, nasceu o primeiro Grupo de Trabalho com a pauta Racial, coordenado pela área de Sustentabilidade, sendo o principal objetivo engajar nossos colaboradores distribuídos em diversas unidades (Matriz, Fabrica, Centros de Distribuição, Lojas e Financeira) de atividade e regiões brasileiras, as questões corporativas pertinentes ao tema. Essa diversidade é primordial na construção de práticas e projetos inclusivos!

As dinâmicas de atividades do GT são compostas por 3 etapas: Instrução (letramento), Pesquisa e Construção de Projeto. Além desta trilha de desenvolvimento que ocorre pelo período de 12 meses, pautas atuais, workshop com diretoria, situações diversas que necessitam de forma consultiva para projetos específicos das áreas da companhia, também são ponto de debate dentro do grupo.

Com isso, observamos que muito organicamente a pauta racial conquista seu espaço para um debate e ações inclusivas.

Aqui, todos os dias fazemos valer a máxima:

Seja você. Seja feliz. Do seu jeito.

Conheça a nossa política de diversidade

  • Política
  • Política​
  • A quem se aplica​
  • Princípios​
  • Diversidade e Inclusão​
  • Compromissoss​
  • Empoderamento Feminino​
  • Apoio à causa LGBTI+​
  • Aplicação da Política

Política

Esta política apresenta o compromisso do Grupo Guararapes com o desenvolvimento sustentável e responsável, orientando os valores, a gestão, o posicionamento da companhia e de todos os seus colaboradores em relação a cada uma das diretrizes de diversidade.

O que é diversidade?
Ações que propiciem e incentivem um ambiente adequado, confortável e igualitário para todos os colaboradores, clientes e sociedade, preservando as identidades, favorecendo o relacionamento natural e saudável entre as pessoas e reafirmando nosso compromisso com a valorização de cada indivíduo.

A quem se aplica

Os conceitos, compromissos e condutas aqui expressos se aplicam a todas as unidades de negócio do Grupo Guararapes e seus princípios se estendem a todos os stakeholders da empresa, como colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade.

Princípios

O Grupo Guararapes tem o propósito de usar a moda como ferramenta de inclusão e democratização, para que todos tenham condições de se expressar através dela de maneira justa, consciente, acessível e responsável.

Trabalhamos para que nossos colaboradores estejam sempre engajados e alinhados com os compromissos de diversidade e inclusão, construindo, diariamente, uma cultura de valorização destes conceitos em todas as instâncias de decisão da empresa.

Diversidade e Inclusão

A companhia visa proteger os direitos do trabalho, respeitando e valorizando a diversidade, gerando oportunidades para pessoas com deficiência e promovendo a igualdade de gênero, etnia, religião e orientação sexual e o empoderamento feminino.

Compromissos

1. Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

2. Garantir que não haja, em suas dependências, violação dos direitos individuais;

3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4. Garantir que continue não havendo na empresa qualquer forma de trabalho forçado ou compulsório, trabalho infantil e/ou discriminação no emprego;

5. Desenvolver iniciativas que promovam a responsabilidade ambiental e incentivem o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;

6. Manter-se contra a corrupção em todas as suas formas.

Empoderamento Feminino

O compromisso com o empoderamento feminino consiste na promoção da equidade de gênero, nos variados tipos de atividades sociais, de modo democrático e responsável dentro da companhia. Sendo os princípios práticos e adequados à organização:

1. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e repudiar qualquer tipo de discriminação de gênero;
2. Equidade salarial, baseada na política de meritocracia da empresa;
3. Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os colaboradores e colaboradoras;
4. Implementar o desenvolvimento empresarial e práticas que empoderem as mulheres;
5. Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Os compromissos 4 e 5, relacionados ao tema de Empoderamento Feminino, estão em processo de implementação com prazo e conclusão na sua íntegra em 2020.

Apoio a causa LGBTI+

Sendo a diversidade um dos pilares no modelo de negócio da Riachuelo, em junho de 2019, assinamos a adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Assumimos assim, publicamente, dez compromissos da Riachuelo com o engajamento e o respeito aos direitos de lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transexuais e pessoas intersex (LGBTI+). São eles:

1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+.
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+.
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+.
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+.
6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing.
7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
8. ​Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+.
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor.
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.

Aplicação da Política

Esta política será revisada e atualizada a cada cinco anos ou sempre que houver mudanças significativas nos aspectos da estratégia de diversidade do Grupo Guararapes ou em seu contexto de atuação, à critério das instâncias responsáveis.

A Política deve ser a base para os processos de gestão e para a construção de objetivos socioambientais do Grupo Guararapes, relacionados aos conceitos, compromissos e estratégias aqui assumidos, e para a disseminação desses compromissos em toda a sua cadeia de valor.