ENTRAR / CRIAR CONTA
Sustentabilidade Riachuelo

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O impacto consciente e sustentável do desenvolvimento da cadeia produtiva, o cuidado com os colaboradores e as ações com a comunidade fazem parte do compromisso do Grupo Guararapes com a Responsabilidade Social. Conheça a nossa política e os nossos projetos.

Esta política apresenta o compromisso do Grupo Guararapes com o desenvolvimento sustentável e responsável, orientando os valores, a gestão, o posicionamento da companhia e de todos os seus colaboradores em relação a cada uma das diretrizes de responsabilidade social. Definimos Responsabilidade Social como: Ações e programas realizados pela companhia, com o objetivo de promover o bem-estar social, físico e econômico da sociedade e dos colaboradores.


Os conceitos, compromissos e condutas aqui expressos se aplicam a todas as unidades de negócio do Grupo Guararapes e seus princípios se estendem a todos os stakeholders da companhia, como colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade.


O Grupo Guararapes tem o propósito de usar a moda como ferramenta de inclusão e democratização, de modo que todos tenham condições de se expressar através dela de maneira justa, consciente, acessível e responsável.

Nesse contexto, trabalhamos para que nossos colaboradores estejam engajados e alinhados com os compromissos de responsabilidade social, construindo diariamente uma cultura de valorização destes conceitos em todas as instâncias de decisão da empresa.

3.1 Desenvolvimento Social

A campanha visa proteger os direitos do trabalho, respeitando e valorizando a inclusão, gerando oportunidades para pessoas com deficiência, jovens aprendizes e ações diversas de âmbito social.


Jovem Aprendiz

Dar condições para que os jovens e adolescentes que almejam desenvolvimento e crescimento profissional tenham a oportunidade de desenvolver conhecimento e prática, por meio de programas de trabalho e aprendizagem estruturados.

Pessoas com Deficiência – PCD

Promover um ambiente inclusivo que ofereça ao funcionário com deficiência a oportunidade de desenvolvimento profissional, superação de dificuldades e entrega de resultados, apoiado tanto pela empresa, quanto pelo líder direto, através de ações estruturadas e programas de inclusão, tendo como objetivo principal promover a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores, independentemente de possuírem ou não alguma deficiência.

Trabalho Novo

Dar condições para inserir no mercado de trabalho pessoas em situação de rua, promovendo reintegração social, desenvolvimento profissional e independência financeira. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

AACD

Contribuir financeiramente com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), para que a instituição tenha condições de manter e ampliar o trabalho social com seus pacientes, criando e aprimorando centros tecnológicos de reabilitação no território nacional.


A gestão para a responsabilidade social no Grupo Guararapes é prática de todos que fazem parte da empresa, independentemente de sua área de atuação ou nível hierárquico. A gestão das ações de responsabilidade social, está ligada à Diretoria de Gente.


Esta política será revisada e atualizada sempre que houver mudanças significativas nos aspectos da estratégia de responsabilidade social do Grupo Guararapes ou em seu contexto de atuação, à critério das instâncias responsáveis.
A Política deve ser a base para os processos de gestão, para a construção de objetivos socioambientais do Grupo, relacionados aos conceitos, compromissos e estratégias aqui assumidos e para a disseminação desses compromissos em toda a sua cadeia de valor. A empresa se compromete a ampliar as ações e firmar culturalmente estas questões, até o ano de 2020.


No Programa PCD, criado em 2005, a Riachuelo oferece oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. A companhia cumpre, além das cotas exigidas pelo Ministério do Trabalho, o desenvolvimento profissional dos quase 2.300 colaboradores com deficiências que integram o quadro da rede. Para participar do programa, é preciso procurar uma das unidades do Grupo ou se cadastrar pelo site.

Com o Programa Jovem Aprendiz, a Riachuelo cria oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os jovens. A empresa é parceira do Programa de Aprendizagem em Comércio de Bens e Serviços do Senac – SP. Anualmente, o Programa insere cerca de 2,5 mil jovens, com idades entre 16 e 24 anos.

A Riachuelo contribui para a recuperação e ingresso no mercado de trabalho de pessoas em situação de rua, por meio do programa Trabalho Novo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Desde o início do projeto, a empresa já contratou mais de 30 colaboradores que estavam em situação de vulnerabilidade social, dando a estas pessoas condições de reintegração. A companhia tem a expectativa de ampliar esse número gradativamente e realizar outras arrecadações para o programa.

A Riachuelo tem uma história com o Programa Teleton há mais de uma década. A companhia realiza doações anuais com arrecadação de fundos voltadas à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que busca criar e aprimorar centros tecnológicos de reabilitação no território nacional.



Em caso de dúvidas, entre em contato: modaconsciente@riachuelo.com.br.



Sustentabilidade Riachuelo

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O impacto consciente e sustentável do desenvolvimento da cadeia produtiva, o cuidado com os colaboradores e as ações com a comunidade fazem parte do compromisso do Grupo Guararapes com a Responsabilidade Social. Conheça a nossa política e os nossos projetos.

Em caso de dúvidas, entre em contato: modaconsciente@riachuelo.com.br.