ENTRAR / CRIAR CONTA
Sustentabilidade Riachuelo

A sustentabilidade faz parte do DNA da Riachuelo, que conta com um comitê dedicado a debater e desenvolver projetos voltados para a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente.

A Riachuelo acredita que a inclusão, o cuidado e o respeito são valores básicos que devem ser exercidos no dia a dia da empresa, no relacionamento com cada colaborador e todos os stakeholders. A companhia se empenha, diariamente, em promover e manter um ambiente de trabalho igualitário de qualidade.

Garantimos o fornecimento ético e responsável trabalhando apenas com fornecedores certificados pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). As normas de segurança e saúde do trabalhador são cumpridas rigorosamente e auditadas regularmente.

Os mesmos pontos são exigidos para os fornecedores internacionais, respeitando a legislação dos países em questão. A Riachuelo só trabalha com fornecedores auditados por instituições mundialmente reconhecidas como BSCI, Intertek, SGS e Bureau Veritas.  

A marca trabalha para reduzir os impactos ambientais de suas operações, atuando dentro das melhores práticas de governança corporativa e realizando a gestão de estações de tratamento de esgotos e afluentes (ETE/ETA), programa de gestão de resíduos, utilização de materiais reciclados, responsabilidade sobre as matérias-primas, entre outros.

No braço social, a Riachuelo se orgulha em ter a diversidade aplicada na prática. A companhia se preocupa com o desenvolvimento de pessoas e é uma das marcas que mais empregam, respeitam e apoiam a questão da identidade de gênero no país, sendo uma das maiores empregadoras de transexuais.

MODA CONSCIENTE

O Moda Consciente envolve todas as questões da empresa voltadas para sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade. Estamos constantemente nos questionando e procurando respostas sobre como podemos ser cada vez melhores para nossos clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. A empresa possui um Comitê, formado por profissionais de diversas áreas, que se reúnem para discutir, planejar e implantar iniciativas nestas frentes.

A Riachuelo se empenha para operar em uma sociedade mais justa e equânime, na qual diferentes raças, sexo, crença, opiniões, condição social e, principalmente, o exercício de ser livre, feliz e o que cada um de nós é por essência e natureza faça a diferença.

GOVERNANÇA

Desde sempre, a Riachuelo realiza ações voltadas para minimização dos impactos ambientais de toda a cadeia produtiva, atuando dentro das melhores práticas de governança corporativa e realizando a gestão de estações de tratamento de esgotos e afluentes (ETE/ETA), programa de gestão de resíduos, entre outros projetos.

No final de 2016, a companhia firmou uma parceria com a Report: Sustentabilidade, com o objetivo de elaborar um diagnóstico de suas iniciativas relacionadas à sustentabilidade e de mapear e aprofundar os impactos de suas ações. O diagnóstico contou com duas etapas: a primeira foi a fase de imersão e trabalho in loco para levantamento de desafios e iniciativas; já na segunda, o trabalho focou no engajamento dos públicos de interesse para definição de materialidade , junto ao estudo de referências de temas importantes para este pilar da empresa.

No primeiro momento, a equipe fez o levantamento de práticas e temas relevantes para o setor e realizou visitas técnicas e entrevistas com gestores para entendimento de processos e iniciativas existentes.

Depois disso, na fase seguinte, foi estabelecida uma lista de frentes de sustentabilidade prioritários para Riachuelo. Participaram desse processo, a alta liderança da companhia, acionistas, líderes de operações, colaboradores da Riachuelo; além de especialistas do setor (DANM Project, InPACTO, ABVTEX, ZEG, Index, Sistema B e ELLE) e clientes (pesquisa online, e entrevistas com dois grupos focais).

Como resultado final, a Riachuelo criou uma matriz de materialidade, que auxiliou na escolha das frentes que trabalhariam durante o ano de 2018.

A empresa possui um Comitê de Sustentabilidade, formado por profissionais de diversas áreas, que se reúnem para discutir, planejar e implantar iniciativas focadas neste pilar. Um dos participantes é o Diretor Executivo de Gente e Gestão, Mauro Mariz, que é também Secretário do Conselho da Companhia.

Para assuntos relacionados à Sustentabilidade, o contato é:
Lais Bariani
Coordenadora de Sustentabilidade
E-mail: modaconsciente@riachuelo.com.br